Avançar para o conteúdo principal

CONCURSO DE PROLONGAMENTO DO MOLHE NORTE PODERÁ AVANÇAR ATÉ MARÇO



José Luís Cacho acredita que o prolongamento do molhe norte poderá avançar para concurso no primeiro trimestre deste ano. O administrador do Porto de Aveiro reconhece que este projecto tem merecido trabalho de equipa com o Ministério do Ambiente pela delicadeza da intervenção que significa o prolongamento do molhe em 200 metros. Ao que tudo indica, a solução final poderá estar próxima. “Estamos em fase final de trabalho com o Ministério do Ambiente. Acredito que haja condições para, no primeiro trimestre, lançar o concurso da obra. Sem essa obra todos os investimentos que temos não serão viabilizados. Essa obra permite melhorar a capacidade do porto em termos de navios, em termos de segurança marítima e acesso a novas cargas. Continuar a crescer depende desse projecto e se o porto não crescer não será viável”, alerta José Luís Cacho em declarações à margem do encontro com militantes do PS numa tertúlia sobre o Porto de Aveiro.


Fonte: Rádio Terranova



Comentários

Pedro Nunes disse…
Boas Pedro!
Isso é k é uma boa noticia hammm!!! Mais 200m de molhe p pescar, kualker dia precisas duns binoculos p veres terra...
Era disso k nos precisavamos aki n algrave, ñ so p pescar mas tambem para aguentar as areias nas praias, depois ñ kerem k as barras fechem e a erosão va roubando metros todos os anos a praia....
Abraço
He estado en Aveiro un par de veces y me encantó. Espero que esa ampliación se consiga hacer rápido y os dara mucha vida en la zona, con la entrada de barcos de mercancias más grandes.

Un saludo
Pedro Galante disse…
Olá Pedro!
Agradeço a mensagem!
Mas esta ideia de aumentar o molhe, só será benéfica mesmo para O "comércio"... Quanto à pesca apeada, não sei... ou quer dizer, sei. As minhas praias mais perto (Barra e Costa Nova), sofreram com os dois molhes construídos, isto na questão da frequência do peixe por estes lados. Acho mais que serão praias de "criação". Tem alturas de muito peixe, mas estamos a falar de peixe realmente muito miúdo. A construção dos molhes Sul e Norte, veio fazer com que a corrente marítima vinda de norte, passe muito distante das nossas praias, consequentemente, será onde se pode encontrar mais concentração de peixe. Teve e tem um outro inconveniente, o assoreamento desta zona costeira, pelo menos até à Vagueira, onde as extensas praias de areia de antigamente, hoje dão lugar só a água e às dunas que em alguns lados, estão a sofrer um desaparecimento a cada ano que passa. Nem com o processo de dragagem feito na boca da Barra para estas obras, visto que as areias foram "descarregadas" nestas praias, o efeito surtido foi o melhor. Bastou um ano para que a suposta areia tivesse desaparecido. Quanto ao molhe, vamos ver como ficará. Pelo menos mais fundo vai ficar, logo, uma vantagem... Mas até lá, muita areia e água ainda vai escorrer, porque esta obra já era para ter começado pelo menos no ano passado. Como somos Portugueses, um dia ela ficará concluída, quando? Isso é que nunca se sabe.

Grande abraço
Pedro Galante disse…
Hola Miguel!

Al volver aquí, me informa, me alegra saber de ti!
Yo preferiría que "mi" ria fosse mas tranquila...assi los peces se mantenían tranquilos tambien... Seguramente sería mucho mejor para nos, los pescadores.

Um abraço para ti! E Gracias pela mensagem!

Mensagens populares deste blogue

José Afonso, numa opinião de carretos para surf-casting...

O dia em que conheci o Zé! Na sua praia... Figueira da Foz, num encontro de um fórum de pesca...


O seu nome, dispensa quaisquer tipo de apresentações... Este é daqueles... que todos nós agradecemos a sua presença num qualquer lugar, e, se se falar de pesca, melhor ainda! Evidente que este meu espaço, fica mais rico... mesmo que, tenha tirado o seu artigo de uma revista de pesca. E para compor melhor este artigo, nada melhor que juntar o seu vastíssimo currículo de competição....
Desde já Zé, o meu muito obrigado sempre pela tua disponibilidade! Vai um abraço! 

Os carretos de Surf-Casting, dicas…
Os carretos de a utilizar devem ser carretos que não fiquem desequilibrados nas canas que possuímos e indicados para o surfcasting. Como características principais devem ter força, um bom enrolamento de fio na bobine e bobines largas para uma boa saída de fio.

Enguias de viveiro

Aproveitando mais uma bela almoçarada (arroz de Lampreia) na marinha da Boca Torta, no final, uma das pessoas que lá trabalha, deu-nos a oportunidade de ver algumas Enguias que por lá habitam.

































Sete meses depois, voltei a colocar uma cana ao alto...

Valeu a pena esperar por este dia... Acompanhado pela minha esposa, combinamos dias antes em ela me acompanhar até à Galiza no meu "regresso" à pesca, e para ela apreciar aquele magnifico lugar... pelo qual sou um incondicional apaixonado. Foi um momento aguardado com muita emoção e ansiedade... O destino foi estipulado mesmo à ultima da hora em conjunto com um Português... radicado à mais de 40 anos na Galiza e por umas coordenadas que me chegaram via sms por um amigo... Partida cerca das 3:30h de sábado. A viagem correu calma, apesar de por vezes apanhar nevoeiro intenso. A chegada deu-se por volta das 7h, com alguns inconvenientes à mistura, visto que o GPS do telemóvel não funcionou. Uma chamada de recurso, resolveu o problema, a pessoa a quem liguei, passado pouco tempo, estava junto a nós, tendo-nos guiado até aos pesqueiros... Uma água de fazer inveja, foi o que encontramos. Ele disse-me onde geralmente pescava, mas, fui de encontra os pesqueiros dele, e disse-lhe que go…